domingo, 14 de julho de 2013

Computational Aided Engineering - Daniel da Cunha Ribeiro [01/07]

INTRODUÇÃO

No dia primeiro de julho, o professor Daniel Ribeiro apresentou uma palestra sobre o uso de recursos computacionais para soluções da Industria do Petróleo e Gás Natural. Através da sua experiência nesse mercado foi objetivado que os programas que auxiliam os profissionais nesta área são chamados de CAE (Computational Aided Engineering), que pode ser divididos em diferentes grupos de acordo com sua utilização:

  • CFD (Computational Fluid Dynamics)
  • CAD (Computational Aided Design)
  • FEA (Finite Element Analysis)
  • Mesh (Malha)
O uso desses recursos oferecem vantagens na solução de problemas da área de Engenharia de Petróleo, principalmente por serem capazes de simular condições onde medições não são possíveis ou não acuradas, além de possuirem uma vasta gama de parâmetros de entrada A solução do problema acontece em etapas:
  1. Identificação do Problema
  2. Estratégias de Modelagem
  3. Simulação Numérica
  4. Análise de Resultados
  5. Aplicação Prática

UPSTREAM PROJECTS

Na área de upstream, o uso de CFD pode ser usado para analisar o escoamento de óleo em reservatório, no poço, no flowline etc, funcionando com uma interação entre o estudo do comportamento dinâmico do fluido com a análise finita de elementos (FEA), resultando num mapeamento de aumento de pressão, variação do diâmetro do duto e outros aspectos. Alguns problemas comuns no upstream que podem ser solucionados com CAE são: problemas no escoamento trifásico; escoamento num bypass, transporte de areia, entre outros.

DOWNSTREAM PROJECTS

Já na área de downstream, esses recursos são utilizados na área de destilação, tanto atmosférica quanto à vácuo, problemas referentes a equipamentos de alimentação das torres de destilação e na avaliação da geometria de coletores. Os programas podem ser usados também para otimização de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário